Formação de Mediadores de Leitura Vaga Lume à distância

Nós, da equipe de educação da Vaga Lume, sentimos muita falta de estarmos  presentes nos cursos de mediadores de leitura nas comunidades. Falta das rodas de conversas, de escutar as experiências dos participantes, sentir o abraço, o olho no olho no momento de explicar o conteúdo, tirar as dúvidas, fazer perguntas. Falta da hora da merenda com café gostoso e tapioca, do banho de rio com as crianças e dos lindos estágios de mediação de leitura na casa dos moradores. 

A roda é a nossa essência de ensinar e aprender, pois construímos nossa metodologia de formação na crença de que todas as pessoas  podem aprender na troca: crianças, jovens e adultos. 

Estamos com o desafio de transmitir um pouquinho desse jeito de formar mediadores de leitura no formato online, lançado em 2020 e que, desde então, já foram formadas mais de 100 pessoas das comunidades e municípios onde a Vaga Lume atua. Pessoas que encontraram maneiras diversas  para  acessar o conteúdo, seja assistindo os vídeos em encontros coletivos nas escolas com todo o cuidado possível via pen drive, ou acessando diretamente via plataforma. Tudo para aprender um pouco mais sobre como qualificar o acesso ao livro, à leitura e à literatura em suas bibliotecas comunitárias. 

Comunidade Pesqueiro – Soure PA

 

É possível sentir toda dedicação dos participantes por meio dos comentários retirados das avaliações realizadas para conclusão da formação:

“Foi uma experiência boa, pois já fiz outras capacitações online, mas é a primeira vez que faço capacitação da Vaga Lume  e me sinto vitoriosa por isso, com essa formação pude  conhecer mais a Vaga Lume e obrigada pela oportunidade de levar sempre capacitações para mais mediadores!”

(Serliene Santos Porto,  comunidade  Atins – Barreirinhas – MA)

“Foi algo novo, porém achei incrível como a equipe Vaga Lume teve o cuidado e carinho de preparar esse curso online para formar novos (as) mediadores de leitura.”

(Michelle Costa Pereira, comunidade Bom Viver – Mirinzal MA)

“No meu caso, a realização da capacitação de mediadores serviu muito bem online, porque assim, no meio dessa pandemia, não tem que ter aglomeração de pessoas, mas foi muito bom … gostei mesmo”

(Neila Costa da Silva , Comunidade Indígena Surumu – Pacaraima RR)

Redação: Márcia Licá

Revisão: Aline Calahani

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Encontro com Márcia Kambeba
Aconteceu o 1º Encontro Virtual Vaga Lume
Menu