2º Encontro Virtual Vaga Lume: mesas literárias
Outros
Nenhum comentário

É difícil escolher um momento tocante do II Encontro virtual! Em vários momentos fomos tomados pela emoção de ver tantas realizações, esperança e poesia. Mas, sem dúvidas, as mesas literárias foram um afago na alma. 

A primeira mesa foi mediada pela Educadora Danila Guedes e contou com a participação dos escritores Sônia Rosa, Otávio Júnior e Kiusam de Oliveira.

A segunda mesa foi mediada pela Educadora Priscila Fonseca e contou com a participação dos escritores Tiago Hakiy, Maurício Negro e Lúcia Hiratsuka.

Foi uma grande onda de emoção. De um lado os escritores falando de suas obras, o cuidado, as inspirações que os levaram a criar obras tão profundas, do outro lado estavam os voluntários de diversas comunidades que, enquanto apreciavam as falas dos escritores, compartilhavam como é significante se enxergar nesses personagens, suas histórias, seus costumes e parte do território ao qual pertencem.

Nós, da Equipe Vaga Lume, também fomos diversas vezes tomados por emoção. É bonito  ver que o nosso trabalho de alguma forma tem possibilitado esperança, poesia e sonhos para os povos dos campos, rios e florestas da Amazônia.

Abaixo, os depoimentos das voluntárias Elma,  da Comunidade Manoelzinho- Barreirinhas- MA, e de Cristiane Coelho, da comunidade de Menino Deus – Portel PA. 

“Seres humanos tão incríveis falando de suas vivências, dividindo, compartilhando suas experiências nos contagia de tal modo que faz a gente viajar e nos leva a um nível mais alto de humanidade. Senti essa experiência, primeiramente, com Conceição Evaristo  em Memórias e Escrevivências(livro de 2018) e, depois, tive também a honra de ouvir Sônia Rosa. De ambas escritoras já tinha lido livros.

Após ouvi-las reli os mesmos livros e posso garantir que a experiência é indescritível, os momentos de escuta dos escritores para mim foi um dos momentos mais emocionantes do evento porque nos aproxima do autor, da obra e nos inspira também. Ouvir outra vez Sônia Rosa, que amo de paixão, e Kiusam de Oliveira é simplesmente indescritível. A emoção, tão contagiante que, enquanto a Kiusam de Oliveira falava, eu chamei meu filho para ver e mostrei o livro dela (o Black Power de Akin) e ele ficou muito admirado dizendo: “…nossa, é ela, ele olhava para ela e para o livro e eu podia sentir nele a admiração também a surpresa de ver gente como a gente ali, ao vivo, falando de suas experiências, ele parecia não acreditar rsrs.

Muito emocionante, e não quero desmerecer Otávio Júnior, adoro ele e suas obras, são maravilhosas, mas as meninas são minhas autoras do coração. Muito obrigada à Vaga Lume por nos proporcionar momentos tão incríveis, me inspiram. Voltei a escrever por conta desses incentivos, amoooooo!!!”Elma Reis

“Foi um momento muito especial, poder fazer parte da mesa literária proporcionada pela Vaga Lume. Já conheço alguns livros que foram enviados para nossa comunidade. São histórias lindas que, quando lidas, podemos viajar no nosso próprio cotidiano. Poder conhecer os autores desses livros, vê-los e ouvi-los nos proporciona partilha. Eu pude conhecer a origem dos livros, de onde surgiu tal história. Principalmente, Enquanto o Almoço Não Fica Pronto (livro de 2020), é sensacional ver a forma como são escritos, a observação do autor para chegar até nós em forma de livro. Eu fiquei maravilhada em poder contemplar a mesa literária e compartilhar com eles (autores) os nossos conhecimentos e as vivências da nossa comunidade.” – Cristiane Coelho

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

2º Encontro Virtual Vaga Lume: voluntariado
2º Encontro Virtual Vaga Lume: Guia de Proteção
Menu