Produção de livros artesanais a distância
Outros
Nenhum comentário

Ouvir e escrever histórias. Essa é uma forma de manter viva a memória, a cultura e a tradição de um lugar. A oralidade se transforma em escrita, e assim vai ganhando forma através dos livros artesanais. Em 2021, não foi possível realizar as oficinas para a produção desses livros presencialmente, mas ainda assim, de forma online, foram produzidos livros artesanais em três comunidades na Amazônia: São Francisco, em Santarém, no Pará, Manoelzinho, em Barreirinhas e Bom Viver, em Mirinzal, no Maranhão. 

O curso foi dividido em 7 vídeos com o passo a passo da construção do livro artesanal, considerando: rodas de histórias, escrita, ilustração e editoração do livro. Este curso é fruto de anos de trabalho de campo da Vaga Lume e a construção da metodologia de livro artesanal dentro do pilar de Cultura Local. A inovação contou com a colaboração de 6 convidados especiais, para compartilhar suas pesquisas, vivências e conhecimentos.

Na comunidade de Bom Viver foram produzidos os livros: A parteira Pedrolina; Bom Viver; Sobre o rio de Bom Viver.

Em São Francisco: Cavalo Marinho; História de São Francisco; O Jurupari e o caçador

E em Manoelzinho: A menina e a cobra; A ilha misteriosa; Memórias de Domingos Jovina

Gracilene Costa, voluntária na comunidade de Bom Viver, contou um pouco como foi essa experiência. 

“A produção de livros artesanais veio acrescentar e fortalecer o vínculo entre moradores, voluntários e biblioteca. “Toda história começa com uma memória” (Alehambra), quão agraciados fomos em registrar e ter essas memórias tão viva através dos guardiões da nossa comunidade, memórias  essas contidas nos livros : Bom Viver, a Parteira Pedrolina e  Rio Bom Viver  que por ventura  conhecíamos  pela metade, e por meio desse registro, as futuras gerações vão ter acesso à essas histórias. Participar da produção  foi um aprendizado extraordinário, que me trouxe ainda mais conexão com a biblioteca”. Gracilene Costa Pereira

Voluntárias da comunidade de Bom Viver, reunidas durante a oficina de produção de livros artesanais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

“Mulheres VagaLúmicas”
Bibliotecas Comunitárias como espaços de acolhimento às primeiras infâncias Amazônicas.
Menu