FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA EM MACAPÁ

Imaginem a capital de um estado ficar sem energia elétrica por algumas semanas. Foi o que aconteceu em Macapá – AP. Perdas de alimentos, serviços essenciais sem funcionar como hospitais, por exemplo, e ainda em contexto de pandemia.

 As famílias em situação de vulnerabilidade foram ainda mais prejudicadas com a  alta de preços, falta de água e até comida . A população se manifestou e fez o país inteiro olhar um pouco mais para Macapá e exigir das autoridades a resolução do problema . 

A Vaga Lume fez doação de cestas básicas para as  famílias mais necessitadas das  comunidades rurais onde atua. Este apoio foi emergencial e necessário devido a relevância do problema, o que exigimos é mais cuidado e respeito em casos assim com as populações da região.

  

Aurilene, voluntária da Vaga Lume e representante do município de Macapá, nos contou sobre a situação na cidade. Ela ouviu um estouro muito grande e imediatamente a luz acabou. Ficou imaginando que era algo no bairro, pois o barulho da explosão do transformador foi muito alto. No dia seguinte, ao sair para o trabalho, percebeu que vários bairros estavam sem luz. Sem acesso à internet, televisão, sinal de operadora de celular não tinham dimensão do tamanho do problema, apenas no final do dia conseguiram acessar uma rádio, que foi quem manteve a população informada ao longo dos próximos dias. Para conseguir água, que vem de poço e precisa de bomba, um comerciante local cobrava 40 reais por bombeada! As comidas todas estragaram, e ela acabou doando parte dos produtos que estavam congelados para não perder. Para dormir, ela e seus familiares se instalaram do lado de fora da casa, nas redes, pois o calor era insuportável. Para comprar comida, as pessoas fizeram fila no caixa automático do aeroporto – o único que funciona na região que ela mora – pois precisam pagar em dinheiro as compras de alimentos, uma vez que as maquininhas de cartão estão sem sinal e sem carga. Hoje, 25/11/2020, conta emocionada que a luz no bairro dela foi restabelecida, aos poucos as coisas estão voltando.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Começou 2021
Menu