Ações desenvolvidas no primeiro semestre

Mesmo diante dos desafios causados pela pandemia, a equipe da Vaga Lume, junto com a rede de mais de 800 voluntários atuantes na Amazônia, conseguiu realizar diversas ações que tiveram um forte impacto nas comunidades e fortaleceram o vínculo entre a Vaga Lume e a Amazônia. 

Neste blog, temos a alegria de compartilhar com vocês nossas ações do primeiro semestre de 2021. 

Conversa com as comunidades: 

Mensalmente, a equipe regional entra em contato com as comunidades e equipes locais para entender o cenário em cada uma delas, além de repassar informações específicas de projetos que a Vaga Lume vem desenvolvendo (editais, desafios Vaga Lume, convites para reuniões, mapeamentos, divulgar o curso de mediadores de leitura, entre outros). Essa é uma forma de fortalecer as relações com os voluntários mesmo que a distância. 

Ajuda Humanitária

Foram distribuídas mais de 2.777 cestas básicas para 45 comunidades dos estados do Acre, Pará e Amazonas.

Curso de mediadores de leitura a distância

Mais de 150 pessoas assistiram ao conteúdo dos vídeos produzidos pela Vaga Lume e preencheram a avaliação. Essas pessoas receberam certificados, bolsas e apostilas. 

almanaque de atividades Vaga Lume

Foram enviados 900 almanaques para 07 comunidades com perfis diversos na Amazônia (quilombola, indígena, ribeirinha, extrativista e de beira de estrada), como forma de colaborar com a educação de adolescentes e crianças nesse momento de pandemia. 

Reuniões quinzenais com os voluntários das equipes locais

Foram realizadas 09 reuniões por videoconferência com voluntários das equipes locais e participação da equipe técnica Vaga Lume. Além de convidados que abordaram diversos temas. 

1º Encontro Virtual Vaga Lume de parceiros e equipes locais

A Vaga Lume promoveu o 1º Encontro virtual de parceiros e equipes locais nos dias 20 e 21 de maio, que reuniu 45 voluntários e 21 parceiros dos 22 municípios dos 9 estados da Amazônia legal brasileira, a fim de estreitar o diálogo sobre as estratégias e ações que a organização vem desenvolvendo, bem como alinhar discursos e práticas, conhecer as políticas públicas de educação dos municípios e projetar o futuro.

Edital de apoio para ajuda com materiais de educação

A Vaga Lume abriu um processo de inscrição para as comunidades que estão desenvolvendo atividades pedagógicas nas escolas ou nas bibliotecas, para apoiá-las com materiais de educação com o objetivo de fortalecer e apoiar essas práticas. 

Desafios Vaga Lume: 

Semanalmente, como forma de engajar os voluntários e a comunidade, são enviados os desafios Vaga Lume, que são propostas de atividades que as pessoas realizam mostrando um pouco sobre a comunidade, sobre quem elas são, além de mostrarem suas realidades por meio de fotos, desenhos, vídeos e textos. 

Ações de intercâmbio Cultural (Programa Rede): 

Primeiro Comitê de Educadores: realizado no dia 26 de fevereiro e reuniu 17 educadores das comunidades, instituições e escolas e 4 educadores da Vaga Lume.

Formação dos educadores do Programa Rede: Hariporia: Encontro de Formação em literatura e cultura indígena, realizado no dia 09 de abril, com a formadora Julie Dorrico; História e cultura negra no Brasil: uma contextualização, realizado no dia 14 de maio com a formadora Renata Santos.

Encontro de adolescentes do Programa Rede: O Encontro dos Adolescentes ocorreu no modo virtual, onde participaram adolescentes das instituições de São Paulo e de comunidades da Amazônia. O evento ocorreu no dia 22 de maio e teve como convidado o Influenciador mirim Adriel da página Livros do Dri

 

Artigos relacionados

Tire suas dúvidas ou deixe seus comentários aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Instalação do projeto Vaga Lume digital na comunidade de Santo Isidoro – Tefé AM
O que é o conselho jovem Vaga Lume
Menu