Escrevivência

Você sabe o que é ESCREVIVÊNCIA?

É a escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, da experiência de sua própria vida e também da vida do povo. É uma palavra criada pela escritora Conceição Evaristo e disseminada por sua literatura.

Todas as pessoas possuem suas escrivências e são capazes de experienciá-las. 

No dia 18 de novembro de 2020, a escritora Conceição Evaristo ofereceu uma oficina para a Vaga Lume, em parceria com o Itaú Social, com a participação dos educadores da equipe técnica e educadores do Programa Rede, tanto os que estão no Sudeste quanto os que estão no Norte.

Cris Penante, voluntária da Vaga Lume e Educadora do Programa Rede na comunidade Vila do Pesqueiro em Soure, PA, compartilhou sua escrevivência durante a oficina e emocionou a todos com suas palavras. 

Leia o texto da Educadora Cris e se emocione também:

Redação: Aline Calahani

Revisão: Danila Guedes

Artigos relacionados

1 Comentário. Deixe novo

  • Parabéns Cris, pelo seu texto. Adorei, pois como você tenho lembranças da minha infância, e a figura principal foi e é ainda, minha avó Leonor, mãe de minha mãe Glória. Até hoje sinto o perfume de seus cabelos, também branquinhos, entrelaçados num pitó. Com ela aprendi as primeiras orações, a decifrar charadas, primeiras palavras da língua francesa. Enfim, era também um doce a minha querida avó.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Reflexões 2020 e 2021: Nossa atuação e a Força das Comunidades
Acervo Vaga Lume Biblioteca em Casa
Menu