A força da solidariedade: descubra qual o impacto que a sua doação gera na vida de milhares de pessoas

A Vaga Lume é uma ONG que empodera crianças de 86 comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira a partir da promoção da leitura. Doamos livros e mobiliário para a comunidade montar a própria biblioteca e capacitamos moradores como mediadores de leitura, incentivando a gestão comunitária e a formação de uma rede de voluntários permeados pela Amazônia.

Veja alguns números e conheça a história do André, que aprendeu a importância do acesso à literatura e construiu a sua própria história.

Em 20 anos de atuação, a Vaga Lume já teve diversas conquistas: 

  • Impactamos mais de 100 mil crianças, 
  • Doamos mais de 138 mil livros, 
  • Formamos uma rede de mais de 890 voluntários ativos, 
  • Realizaram 20 encontros e congressos com a rede de voluntários ao longo desses 20 anos,
  • Capacitaram mais de 4 mil mediadores de leitura.

“A Vaga Lume surge a partir de um encontro de três amigas que queriam criar algo novo, um projeto social com dimensão de itinerância e que deixasse uma semente genuína por onde passasse.” Sylvia Guimarães – Presidente da Vaga Lume

Conheça a história do André Silva, que viu pela primeira vez uma biblioteca da Associação Vaga Lume aos 10 anos de idade.

Tudo começou em uma comunidade vizinha a dele, onde não podia ir com frequência. “Fiquei encantado com a biblioteca. Lembro de pedir para que tivesse um espaço como aquele na minha escola”, conta. Para a felicidade do pequeno André, no ano seguinte a ONG implantou uma biblioteca em Soure, na Ilha do Marajó, onde ele vivia.

André sempre gostou de ler, mas em sua comunidade o acesso aos livros era muito difícil – a chegada da Vaga Lume ajudou a mudar esse cenário. A biblioteca tinha muitos clássicos no acervo e o que mais marcou André foi O Diário de Anne Frank. “Consigo lembrar até hoje quando li o livro pela primeira vez”, diz.

André sempre foi muito participativo nas atividades da comunidade e com a Vaga Lume não foi diferente. Logo, se tornou voluntário e cresceu com o projeto. Ele começou fazendo a limpeza e organização dos livros e depois se tornou mediador de leitura. O que mais o impactou na época de voluntário foi ver outras crianças entrando em contato com os livros.  “É indescritível a sensação de ver a alegria delas quando a gente chegava com os livros e lia para elas. Sou muito grato por ter tido essa experiência”. Inspirador!

Hoje, anos depois, ele trabalha na ONG! 

“Com o tempo, notei que o projeto estava acrescentando muito na minha vida. Ele foi fundamental!”. Seu primeiro emprego foi na biblioteca da Universidade Federal do Pará, onde ele estudou Letras, e conseguiu bolsa justamente pela experiência como voluntário da Vaga Lume.

Depois que ele se formou, passou por um processo seletivo da ONG e foi selecionado para trabalhar em Belém, capital do seu estado. Antes da pandemia, a principal função dele era visitar as comunidades em que a Vaga Lume atua. Devido a Pandemia da Covid-19, a  instituição está trabalhando com ajuda humanitária, enviando máscaras, equipamentos de segurança e cestas básicas para as comunidades em que o projeto está presente. 

André defende a literatura como um direito humano básico. 

Assim como o direito à segurança, saneamento básico e à alimentação. “Infelizmente, no Brasil, esse acesso ainda não é democrático, o livro é muito caro no país. A prioridade de uma pessoa de baixa renda nunca vai ser o livro, ela vai pensar primeiro em se alimentar”, desabafa. 

O brasileiro lê pouco, mas André questiona: “como se pode gostar de algo que não tem contato?” Por isso o trabalho da Vaga Lume é tão importante! 

Acesse vagalume.colabore.org e doe!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Vaga Lume – 20 anos
Sua Doação é muito importante: a Vaga Lume atua há 20 anos na Amazônia Legal brasileira, apoiando 86 comunidades de 22 municípios através do incentivo à leitura.
Menu