Na Amazônia o olhar pela janela nos mostra muita coisa: Nos mostra o quanto somos pequenos diante da lua cheia surgindo sobre as gigantes árvores que cortam a floresta ou diante dos largos e compridos rios que de tão grandes se perdem na vista.
Assim, o olhar vai nos ensinando e com ele aprendemos, ao observar cada detalhe que se passa diante de nós. Aprendemos que a vida pode ser lenta, mas também pode ser agitada, pois cada um segue seu ritmo, a sua maneira, no seu tempo. E é respeitando o tempo que observamos o pé da castanheira crescer lentamente e a velocidade com que o açaizeiro dá os seus primeiros frutos.
Seguimos a vida sendo provocados pelo olhar e por tudo o que ele nos remete, seja ao abrir a janela de uma pequena casa em uma comunidade tradicional da Amazônia ou do apartamento em uma grande cidade. E foi com essa provocação que lançamos o primeiro desafio Vaga Lume de 2021 para as inúmeras pessoas que compõem essa rede: O que você vê da sua janela?
As respostas foram as mais diversas possíveis, pois representam a diversidade da Amazônia e as suas inúmeras diferenças culturais, sociais e geográficas, representadas aqui a partir do olhar de quem a observa. Neste espaço você poderá acompanhar cada um dos trabalhos enviados por meio de fotos, textos e desenhos. Esperamos que gostem e que depois disso possam observar mais a vida, passando diante de nós, através de nossas janelas.
E VOCÊ, O QUE VÊ DA SUA JANELA? Deixe seu comentário 🙂
Redação: André Luis
Revisão: Danila Guedes