Muita coisa aconteceu

Inauguração Biblioteca Graça de Deus: A sede da Biblioteca foi fruto da troca da comunidade Graça Deus com a Escola Vera Cruz em 2018, durante o ano de 2019 a comunidade construiu em mutirão com recursos arrecadados na Festa Feito por Nós, tradição da escola, com muito empenho e mão na massa dos alunos da escola e toda a comunidade Vera Cruz.

Reformulação do Programa para acontecer na pandemia: O Programa aconteceu em São Paulo de forma virtual com reuniões por aplicativos de reuniões nas escolas particulares e por WhatsApp com os jovens de organizações sociais, um ano de muitos desafios, mas também de conquistas.

Comitê educacional a distância: Na segunda semana de março realizamos com os educadores que tinha acesso a internet a formação a distância, todo material pedagógico foi enviado pelos correios.

Formação continuada com convidados: foram convidados 4 educadores parceiros para dar Formações sobre literatura, ludicidades e jogos para os educadores do programa, os vídeos foram gravados e enviados por link de youtube para os educadores que não tem acesso de internet regular.

Reuniões semanais com educadores: Realizamos reuniões semanais com os educadores do Programa, as iniciais para auxiliar no aprendizado da metodologia, o grupo se fortaleceu como espaço de partilha e por muitas semanas os educadores puderam compartilhar suas angústias, desafios e conquistas com o novo formato de encontros.

Consolidação e fluidez do Conselho Jovem: O conselho jovem da Vaga Lume é formado por x jovens que durante o ano, se fortaleceram como mobilizadores, elaboram post regulares no Instagram e Facebook da Vaga Lume, participaram de eventos da Vaga Lume, fizeram falas como convidados em encontros externos e principalmente fortaleceram a rede de jovens voluntários da Amazônia.

Trocas de cartas: No primeiro semestre foram trocadas 170 cartas entre os adolescentes do sudeste e das comunidades da Amazônia, esses escritos puderam aproximar as distâncias diante do desafio de viver em isolamento. 

Vaquinha para ajuda humanitária: Se aproximando da realidade e adversidades da região Amazônia, os adolescentes e educadores, organizaram uma vaquinha para comprar: álcool, gel, sabonetes e máscaras, arrecadaram R$ 28.860,40 junto a comunidade Vaga Lume e enviaram: 2316 sabonetes, 2218 potes de álcool em gel e 9868 máscaras, para as 8 comunidade participantes do Programa. 

Encontro de adolescentes virtual: Para manter a tradição dos encontros de adolescentes, mesmo com toda a dificuldade de acesso na Amazônia e o cansaço de viver nas telas dos adolescentes do Sudeste realizamos um encontro virtual onde participaram 1 comunidade da Amazônia e representantes de 4 organizações e escola do sudeste, um sarau onde os participantes puderam compartilhar suas poesias, músicas e leituras.

Troca de vídeos sobre como foi o período da pandemia em 2020: vários adolescentes participantes do Programa enviaram vídeos sobre como foi a rotina nas mais diversas localidades do Brasil. Da periferia de São Paulo à comunidade indígena de Roraima, dos Lençóis Maranhenses às escolas particulares do Sudeste. Cada um em sua realidade, vivendo à sua maneira, mas todos vivenciando um mesmo período.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

INTERCÂMBIO CULTURAL 
Vem aí o Comitê da Rede 2021
Menu