Depois de mais de 10 anos de lutas e batalhas, a comunidade de Santa Rosa inaugurou na noite desta sexta-feira, dia 1º de outubro, a nova sede da biblioteca comunitária da referida vila – uma parceria da expedição Vaga Lume e Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro do Sul.
A partir da inauguração, a Biblioteca passará a se chamar Biblioteca Comunitária “Recanto Leitura”. Na ocasião também aconteceu o lançamento do Livro Cruzeiro do Sul, “A Cidade da Gente”, uma realização da Secretaria Especial da Cultura em parceria com a Expedição Vaga Lume, Machado Meyer Advogados e editora Olhares, com a orientação do escritor brasileiro José Santos. O livro conta a história de Cruzeiro do Sul sob o ponto de vista dos educandos de Santa Rosa.
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e locais, dentre elas podemos destacar a ex-primeira dama do município e do estado do Acre, Dona Bete Cameli, viúva do ex-prefeito e ex-governador Orleir Cameli, além de secretários e outras personalidades.
Durante o evento foram apresentadas diversas atividades culturais (músicas, teatros, poesia, escuta de histórias com anciões da comunidade, montagem de dispositivo de honra e homenagem às pessoas mais velhas da comunidade que deram sua parcela significativa de contribuição para formação da vila). No espaço fora da biblioteca havia barracas com exposição de livros e trabalhos realizados pela biblioteca. No final fizemos a entrega autografada do livro às pessoas mais velhas da comunidade, e em seguida foi servido um belo coquetel.
Texto escrito por Evilásio Silva, voluntário da biblioteca Vaga Lume na comunidade de Santa Rosa.