Clube digital do livro

A Vaga lume continua se superando e inovando sua metodologia, o que sempre nos surpreende de forma positiva. Desta vez, a ação a ser destacada é o Clube digital do livro, a qual teve início no dia 26/08,  cujo objetivo é integrar os voluntários da Amazônia e a equipe técnica por meio da socialização das percepções das leituras propostas.

O primeiro encontro virtual aconteceu no final da tarde e foi muito agradável, de grandes reflexões e partilha das nossas percepções do livro O amanhã não está à venda do, nada mais, nada menos,  grande autor indígen,a Ailton Krenak.

Destaco alguns pontos socializados pelos participantes a partir das duas perguntas propostas aos participantes (Quais pontos mais chamaram a sua atenção no livro? Quais reflexões podemos fazer a partir da leitura do livro?) A linguagem usada pelo autor, a relação do homem com a natureza, a exploração dos recursos naturais, o falso progresso, o sofrimento dos comunitários, os sentimentos vividos durante o isolamento social provocado pela pandemia, as reflexões pessoais e coletivas que a pandemia tem proporcionado foram alguns dos pontos levantados em grupo.

Pessoalmente, destaco duas inquietações que a leitura me provocou: a primeira foi a necessidade cada vez mais urgente de trabalhar a consciência de que o homem é mais um elemento do cosmo e não o ser supremo (O que é a humanidade?), a segunda foi a guerra interna versus a guerra externa diante de tudo que a pandemia tem provocado.

Participar do primeiro encontro do Clube digital do livro foi maravilhoso e, ao mesmo tempo, surpreendente porque não imaginava que a leitura digital fosse uma nova experiência para a equipe técnica. Sempre recomendo a leitura, seja ela com o livro impresso ou digital. 

Venha, você que gosta de uma boa leitura, fazer parte do nosso Clube digital do livro!

Texto escrito pela voluntária Letícia Canavieira, de Barreirinhas MA. 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

O que é o conselho jovem Vaga Lume
Formação continuada de Paulo Freire
Menu