[ Leitura dos trabalhos da Rede ]

O tema do segundo semestre no Programa Rede é meio ambiente. Como olhar e traduzir as reflexões dos nossos espaços para adolescentes de uma realidade diferente da minha? As respostas são variadas! Este ano, os adolescentes participantes da Amazônia e de São Paulo produziram rap, documentário, cartazes, trabalhos manuais e ainda deixaram um espaço na agenda para uma ação socioambiental nos seus espaços.

 

 

Diante da diversidade de material produzido, é previsto um compartilhamento do material entre a equipe da Vaga Lume em São Paulo. O encontro é chamado de Leitura dos trabalhos da Rede e, segundo Laís Taraia, Educadora Responsável pelo Programa Rede, é um espaço muito importante para garantir uma variedade de reflexões. “Convidamos todas as áreas da Vaga Lume e também parceiros para, assim, termos uma diversidade de leitores! Não adianta ter apenas um olhar pedagógico diante dos trabalhos enquanto as pessoas ao nosso redor podem oferecer diferentes olhares diante da complexidade do mundo”, ressalta. Para ela, a Leitura dos trabalhos da Rede gera material para a produção das devolutivas encaminhadas aos educadores de cada instituição participante.

 

 

Os convidados têm que ter olhar atento para encontrar a representatividade coletiva na abordagem do tema do semestre, além de compartilhar as sensações que o trabalho traz. Para a educadora da Vaga Lume Aline Calahani, este momento é visto como uma oportunidade de sensibilização institucional. “É um importante contato que as pessoas da nossa sede têm com os acontecimentos da Rede, pois nem todos conseguem acompanhar o andamento do Programa durante o semestre. É importante falar que fazemos uma visão dos trabalhos, nunca uma avaliação!”, se anima, após ouvir o Rap produzido pelos adolescentes da turma da manhã da Escola Alecrim.

 

 

Ainda este ano, as instituições vão realizar uma ação socioambiental e produzir as cartas de despedida, que serão trocadas entre os educadores durante o Acampamento deste ano.

Compartilhe:
Share |

Cadastre-se abaixo para receber o Boletim da Vaga Lume!

Nome:

Email:

Rua Aspicuelta, 678, Vila Madalena - CEP 05433-011 - São Paulo - SP

Tel.(11) 3032.6032 Google Maps

Site: Communitas + Web e Ponto      Hospedagem: locaweb