[ Educadoras do Programa Rede de São Paulo participam de formação na Amazônia ]

A Vaga Lume possibilitou a participação de educadoras do Programa Rede em São Paulo no curso A Floresta Amazônica e suas múltiplas dimensões, oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Foram oito dias de imersão na Estação Experimental do Inpa, em Manaus, com aulas teóricas e práticas sobre mudanças globais, biodiversidade, fauna, flora, recursos hídricos, solos, tradição e língua.

Para a educadora Malu Gomes, da Fundação Tide Setúbal, um dos momentos mais incríveis aconteceu ao subir na torre de experimentação e ver a floresta de cima. “Fiquei perplexa de tanta beleza! De repente, um som me fez arrepiar dos pés à cabeça! Fiquei paralisada com uma das cenas mais lindas já vistas por mim: um casal de araras com suas exuberantes cores desfilando sobre os ares da Amazônia!”, conta.

 

                                                               

 

O curso tem 80 horas e consiste na formação de professores sobre a região amazônica. Já é o 13º ano que o Inpa oferece gratuitamente a formação para professores atuantes em sala de aula. Para os educadores do Programa Rede, foram disponibilizadas duas vagas, uma vez que o público-alvo da formação são professores do Norte.

No convite à formação, a pesquisadora do Inpa Maria Inês Higuchi compartilha que muitos professores consideram a participação como “um marco de transformação tanto pessoal quanto profissional”. Para a Laís Taraia, educadora responsável pelo Programa Rede, há uma importância em aproximar os educadores de São Paulo com a região da Amazônia para “entender a floresta, o poder dela por si só e como ela se torna mais forte quando a gente percebe que o meio está totalmente atrelado ao indivíduo e também ainterferência na relação dele com o meio.”

Compartilhe:
Share |

Cadastre-se abaixo para receber o Boletim da Vaga Lume!

Nome:

Email:

Rua Aspicuelta, 678, Vila Madalena - CEP 05433-011 - São Paulo - SP

Tel.(11) 3032.6032 Google Maps

Site: Communitas + Web e Ponto      Hospedagem: locaweb