[ Encontro Regional Vaga Lume em Macapá! ]

O segundo Encontro Regional Vaga Lume deste ano acontece em Macapá (AP) e conta com a participação de voluntários de comunidades e zonas urbanas da Amazônia Legal brasileira. “É com imensa satisfação que recebemos o Encontro, que vem para fortalecer a política de acesso à leitura, além de ampliar o número de voluntários nas comunidades e nossos conhecimentos da cultura que cada um irá trazer em sua bagagem. Sem contar o aumento do círculo de amizades!”, compartilha Aurilene Tertuliano, Representante da Vaga Lume em Macapá (AP).

 

 

Equipe Local de Macpá e educadoras da Vaga Lume

 

No Encontro, os participantes serão divididos em dois grupos de trabalho: Representantes, a fim de pensar o trabalho de cada biblioteca do seu município, traçando estratégias de atuação e um plano de trabalho conjunto; e Voluntários, que participarão de uma Formação em Mediação de Leitura, para serem novas referências em suas comunidades.

Ano passado, a nossa Equipe Técnica voltou às 149 bibliotecas comunitárias para acompanhar os trabalhos. Desde então, vem sistematizando as informações de cada comunidade, como entrevista de histórias de vida e funcionamento de cada biblioteca. O Encontro será o momento de compartilhar todas as informações e, juntos, pensar em como podemos melhorar a atuação em cada lugar!

Aurilene destaca o estágio em mediação de leitura como o “momento mais especial do Encontro”. “É a hora que o coração bate forte e quando o medo do novo se junta ao desafio de fazer algo importante em prol de um objetivo comum: a leitura prazerosa”, se diverte.

Macapá tem oito comunidades com Bibliotecas Comunitárias Vaga Lume. Duas dela serão visitadas, Santa Cruz do Tracajatuba I e Campina de São Benedito. Conheça um pouco mais sobre elas:

 

Santa Cruz do Tracajatuba I

A Biblioteca Comunitária Beija-flor tem uma sede própria construída com o apoio de toda a comunidade, é gerida por crianças e adolescentes de 11 a 13 anos. Todos amam a biblioteca e adoram ser mediadores de leitura. Seu ano de criação é 2008 e, desde então, conta com um acervo de 330 livros.

 

 

 

Campina de São Benedito

A Biblioteca Comunitária Criança Feliz também tem uma sede própria construída com o apoio da comunidade. Seu ano de criação é 2005 e, desde então, conta com um acervo de 600 livros! As mediações de leitura acontecem sob as sombras das árvores e reúne todo mundo: pais, avós, jovens e crianças!

 

 

 

Para Celice Oliveira, educadora da Vaga Lume responsável por Macapá, asvisitas servirão de incentivo para os voluntários levarem o aprendizado aos seus municípios. “Ambas as comunidades têm sede própria para a biblioteca, o que é algo importante que a gente quer mostrar para os participantes”, explica.

 

A cidade de Macapá foi escolhida para sediar o evento por ser uma região que se destaca e, também, para engajar a equipe de voluntários da Azul Linhas Aéreas, que é patrocinadora do Programa Expedição. Além da concessão de passagens aéreas, a companhia faz um trabalho de voluntariado e incentiva seus colaboradores a contribuírem. Inclusive, receberemos voluntários da Azul para a formação e visita às comunidades! “Estamos felizes e honrados por Macapá ter sido escolhido para sediar o Encontro Regional! Esperamos contribuir para que todos se sintam acolhidos e coloquem em prática o que iremos aprender. É um desafio que esta se tornando realidade!”, finaliza Aurilene.

Compartilhe:
Share |

Cadastre-se abaixo para receber o Boletim da Vaga Lume!

Nome:

Email:

Rua Aspicuelta, 678, Vila Madalena - CEP 05433-011 - São Paulo - SP

Tel.(11) 3032.6032 Google Maps

Site: Communitas + Web e Ponto      Hospedagem: locaweb