[ Capacitação mirim ]

A voluntária Francinaira Pinheiro capacitou, entre os dias 20 e 22 de novembro, 18 crianças com idades entre 08 e 14 anos na biblioteca Alberto Rodrigues: "Nosso Contador de Histórias" na comunidade Vila Vista Alegre em Caracaraí (RR).

Atualmente as crianças são as responsáveis pelo funcionamento da biblioteca de Vista Alegre. São elas que fazem as mediações de leitura, abrem e fecham a biblioteca diariamente e registram os empréstimos - tudo isso sob as orientações das voluntárias Francinaira e Rozenilda Soares. Foram as crianças também que tiveram a iniciativa de tirar a biblioteca da escola para levá-la para um local onde toda a comunidade tivesse mais acesso. Elas fizeram a mudança dos livros, das estantes e livreiras,  além de reformarem, pintarem e limparem o local.

 

 

Para as voluntárias orientadoras, dar a capacitação para as crianças foi um passo fundamental para a continuação do trabalho da Vaga Lume na comunidade. Já que os jovens, antigos voluntários, apesar de se interessarem pelo trabalho, muitas vezes saem de suas comunidades para continuar seus estudos ou para entrar no mercado de trabalho.

"A capacitação foi muito esperada pelas  crianças, pois foi a concretização do sonho: virar um Vaga Lume. E ter o título de mediador/a de leitura.", disse Francinaira. Segundo a voluntária, um dos momentos mais marcantes da capacitação, foram os relatos da mediação de leitura na rua, pois eles puderam vivenciar medos, alegrias e a coragem de levar a leitura para outras pessoas, principalmente adultos. Vi nos olhinhos delas a expressão: Sou pequeno mais tenho coragem de gente grande!"  completa Francinaira.

 

 

Já em Pacaraima (RR), uma capacitação de mediadores de leitura estava para começar quando 12 crianças, com idades entre 11 e 15 anos, se aproximaram do local e pediram para participar.  Para Roseli, responsável pela capacitação, a participação das crianças foi maravilhosa e o curso, que teria 23 participantes, passou a ter 35.

 

 

Segundo a voluntária, o momento mais emocionante do curso foi quando ela perguntou para todos o que é a Vaga Lume e Avelino, de 11 anos, escreveu " Vaga Lume é a luz que clareia a escuridão e leva histórias àqueles que não podem ver a luz que brilha na noite."

 

 

Além da capacitação ser um momento de formação para os 35 participantes, a própria facilitadora do curso superou desafios. "Essa capacitação, de todas que participei, foi a que representou os 8 anos da Vaga Lume na minha vida, onde o meu próprio medo foi meu desafio. Fiz essa capacitação sozinha, sem meus companheiros, mas três pessoas me ajudaram muito! A primeira foi a Celice que me deu as orientações pelo celular e Jhulli e Kiko, das comunidades Surumum e Barro, que me ajudaram na logística deste trabalho. Além disso, os próprios participantes me ajudaram e pude ver que consegui transmitir tudo o que foi planejado. Me realizei!"

Compartilhe:
Share |

Cadastre-se abaixo para receber o Boletim da Vaga Lume!

Nome:

Email:

Rua Aspicuelta, 678, Vila Madalena - CEP 05433-011 - São Paulo - SP

Tel.(11) 3032.6032 Google Maps

Site: Communitas + Web e Ponto      Hospedagem: locaweb