[ Alunos de Harvard visitam a Vaga Lume ]


No dia 16 de janeiro, os alunos da Universidade de Harvard que estão alocados em diferentes projetos de estágio durante o verão no Brasil se encontraram na sede da Vaga Lume para um bate-papo com a equipe, com o intuito de conhecer a organização.

A Vaga Lume e a Universidade de Harvard são parceiras desde 2008 e, desde então, a organização já recebeu seis alunos como estagiários temporários.

Veja o que Charlene Mortyn, estudante de Ciências Políticas na Universidade de Harvard, achou de sua experiência como intercambista na sede da Vaga Lume em 2014, resultado dessa parceria com o Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos.

Qual a sua motivação para vir ao Brasil?
No segundo ano da universidade, tive uma aula chamada Política Latino Americana, na qual estudei sobre a história do Brasil até os tempos atuais. O Brasil está mudando rapidamente e, sabendo um pouco de sua história, tive esse interesse. O considero um país interessante, com uma democracia nova e uma energia boa. Já havia estado no Brasil, em Porto Alegre, em janeiro, para um curso de um mês de língua portuguesa na PUC. Gostei muito e resolvi me inscrever para fazer um estágio nas férias de verão. Havia me inscrito também para trabalhar na Argentina, em Buenos Aires, mas a minha preferência era o Brasil.

E como está sendo a sua experiência de vida e o trabalho na Vaga Lume?
Estou tendo uma experiência genuína, uma vida brasileira. Aqui o estilo de vida é mais calmo que nos EUA. Na universidade tinha aulas de português, mas aqui, em três semanas aprendi muito mais português do que em um semestre inteiro. Na Vaga Lume tenho feito pesquisas sobre direitos humanos e apoio a participação da Vaga Lume em prêmios e editais internacionais. O principal deles é o El-Hibri de Educação para Paz. Pude também participar de um encontro de adolescentes da cidade de São Paulo, promovido pelo Programa Rede.

Conte-nos um pouco sobre o seu curso e o que você pretende fazer quando se graduar
No curso de ciências políticas, tenho aulas sobre imigração, relações internacionais, leis internacionais, espanhol e português. Estudo com pessoas de diversos países, tenho colegas do Brasil, de Ruanda, da Inglaterra, da Índia, de diversos lugares dos EUA, entre outros. A maioria dos meus colegas estão aproveitando o período de férias para estagiar em outro país, tem gente espalhada por todos os continentes. Assim que me formar pretendo fazer uma segunda faculdade, de direito. Nos EUA é comum as pessoas fazerem um segundo curso, mais específico. E gostaria de voltar ao Brasil ou algum país da América Latina para trabalhar.

 

Compartilhe:
Share |

Cadastre-se abaixo para receber o Boletim da Vaga Lume!

Nome:

Email:

Rua Aspicuelta, 678, Vila Madalena - CEP 05433-011 - São Paulo - SP

Tel.(11) 3032.6032 Google Maps

Site: Communitas + Web e Ponto      Hospedagem: locaweb